8 ferramentas de IA para usar em sua empresa

As 8 ferramentas de IA para complementar o Chat GPT em sua empresa

Muito se fala do Chat GPT, a ponto de ficar uma lacuna sobre matérias e comentários sobre as outras IA (inteligências artificiais) e outras possibilidades que temos acesso quanto a esses programas.

Provavelmente você até ouviu falar que tinha um “chat para imagens” ou ferramentas que fazem fotos e criativos do zero.

Sim, isso é verdade, tem até gente criando ebooks infantis assim.

Só que o que eu estava sentindo falta era uma abordagem dessas ferramentas com foco no marketing e nas startups que temos por aí.

Portanto, quais são essas ferramentas? Quais são os sites? O que eles fazem?

Vou falar exatamente disso no artigo de hoje.

E já vou avisar que não vou perder meu tempo falando do Chat GPT, afinal, esse geral já conhece. Darei foco em outras ferramentas menos conhecidas e pouco faladas.

Quais as 8 ferramentas de IA que você deveria estar usando?

Uma empresa cria bastante material que pode necessitar ajuda do Chat GPT, mas nem tudo será resolvido por meio dele.

Outras ferramentas com outras funções completam esse “time”.

Nisso, temos então essas 7 outras ferramentas que você deve estar de olho para seu negócio:

1)DALL-E 

A ferramenta que já se encontra em sua segunda versão está ganhando fãs pelo mundo todo.

Pessoas de fora da área de design simplesmente chegam até esse “oráculo da mídia social” e pedem uma arte “pronta” para ele.

Obviamente que nem sempre ele vai acertar, mas dá para sair muita coisa boa no Dall-E.

Essa IA é um prato cheio de opção, onde a criatividade é o limite. Eu gostei dela para criar imagens de “meio de artigo”, onde as imagens prontas podem não atender a gente.

Também imagino que ela pode criar coisas abstratas muito boas, o que combina com capas de posts, fundos de páginas e imagens associadas a artigos.

Seus problemas acabaram na hora de criar uma imagem de artigo ou algo “aleatório” para as redes sociais.

Isso significa que a área de design e desenho já era?

É ilustradores, o temor chegou também para vocês…

Confesso que me assustei com o Chat GPT por ser um Copywriter, mas acredito fortemente que nosso trabalho e nossa área AINDA poderá sobreviver mais alguns anos.

O mesmo vale para a área de desenho, já que nem sempre a ferramenta vai mandar bem (na realidade, vai mandar bem mal em muitos casos).

Veja esse exemplo quando tentei criar uma imagem legal para esse post:

ferramentas de IA para usar no trabalho: Dall-E

Portanto amigos, como diria Chapolim: Não criemos pânico!

2)Midjourney

Sim, temos mais uma opção de inteligência artificial fazendo imagens legais para a gente.

O Midjourney demanda uma conta do Discord para funcionar.

Segundo os criadores, o motivo do APp estar dentro do Discord é para que o usuário tenha a experiência de “comunidade” e a ajuda de outras pessoas. Se fosse um app comum de IOS, não haveria essa imersão.

Mas saiba que a conta de avaliação permite apenas 25 pesquisas e consultas, depois a ferramenta se torna paga.

Abaixo, fica a dica de leitura que ensina o passo a passo de como utilizá-lo:

Midjourney: entenda o que é e como produzir imagens com inteligência artificial

 

3)Designrr – O fazedor de Ebooks

Aqui a ferramenta não é necessariamente uma IA como estamos acostumados com o Chat GPT ou o Dall-E.

Ainda assim, ela vai conseguir automatizar algumas coisas para você.

Quem trabalha com marketing, com certeza já pensou em fazer (se é que não fez) algum ebook para a empresa.

O Designrr traz a possibilidade de fazer por você o draft do seu ebook, posicionando o texto no formato e design desejado pelo usuário.

Cabe a você depois apenas ajustar imagens, textos e alguns detalhes que não podem ser automatizados, pelo fato de serem estéticos. Deixo um vídeo abaixo mostrando como isso funciona na prática:

Por que não falei do Canva?

O Canva é muito bom, mas não é necessariamente para criar um ebook de forma semi automática.

Eu confesso que já fiz ebooks e iscas digitais (para gerar leads) via Canva, mas provavelmente teria tentado usar o Designrr se eu soubesse dele antes…

Então se você for fazer imagens estáticas, use sim o Canva, mas para ebooks para sua empresa, experimente esse site que mostrei para vocês!

4)Veed.io e outras ferramentas de edição de vídeo

Imagine colocar um texto de um blog ou um script e transformar isso automaticamente em um vídeo institucional.

É exatamente essa a proposta de plataformas como a Veed.io, que usam a IA para criarem vídeos, animações e tudo que envolve o audiovisual.

Recentemente, usei o App para criar legendas automaticamente de um vídeo. Ou seja, o vídeo estava em inglês, e não precisei ficar escrevendo o texto.

Para traduzir as legendas, copiei os textos do inglês gerados automaticamente e os traduzi (isso sim, feito na mão sem nada de IA por hora).

Uma outra ferramenta que gosto muito de usar para criar anúncios (ads) é o Invideo, uma empresa SaaS indiana que já me ajudou até a fechar serviços com clientes, graças ao poder de seus vídeos.

Essa ferramenta usa a IA para encontrar vinhetas e “cenas” que se adequam ao seu texto ou ao tipo de vídeo ou anúncio que você deseja fazer.

É possível fazer apresentações monstruosas com ela!

5)Adobe Podcast

As ferramentas de inteligência artificial chegaram até os podcasts!

A grande sacada do Adobe Podcast é que ele aprimora a fala e a clareza do audio, a ponto de fazer um Podcast amador parecer profissional. Além disso, é possível remover sons de fundo e fazer vários truques em cima de sua gravação.

Isso pode parecer algo simples ou besta, mas para aqueles que não possuem um estúdio, faz uma diferença ENORME na hora de fazer podcast ou até mesmo produtos em audio, como audio books.

Obviamente, devido ao preço e certas exigências para usar a Adobe, recomendamos que seja usado por aqueles que querem investir mesmo em seus podcasts ou vídeos em geral (creio que dá para usar para YouTube também).

6)Optimove

Já imaginou se o seu CRM fosse otimizado com a ajuda de uma Inteligência Artificial?

A Optimove finalmente teve esse insight e disponibilizou essa maravilha no mercado: o CRM inteligente, que ajuda o analista ou vendedor a aprimorar sua base de leads e clientes.

Segundo o site da empresa, essa ferramenta de IA permite:

  • Orquestramento da geração e alimentação dos leads;
  • Dicas para retenção das pessoas no pipe;
  • Personalização com ajuda da IA, com até mesmo dicas preditivas;
  • Mais notável: Planejamento e desenho de uma possível jornada de compra de acordo com sua empresa e sua base de leads.

O que vou ficar devendo aqui é um test drive, pois a ferramenta é paga, e eu queria poder ter usado ela para contar como foi a experiência…

7)Jasper

Aqui temos mais uma opção de aplicativo para gerar conteúdo e textos para empresas e startups.

Resolvi colocar o Jasper aqui depois de ver uma boa avaliação dele por parte de empresas grandes da gringa. A má notícia é que não há opções de usabilidade Freemium, ou seja, para usar é somente pagando!

Mas para aqueles que tiverem meios de investir, e que precisam criar conteúdo massivo, eis uma boa ferramenta de IA com toda certeza.

8)Beatoven.ai

Tudo o que o publica queria: músicas gratuitas sem direitos autorais.

Esse App/IA foi criado para gerar músicas e sons para usar em empresas, anúncios e tudo o que a criatividade permitir.

Espere ter acesso a músicas instrumentais, numa pegada eletrônica ou “sintetizada”. Ainda assim, é possível criar músicas ao estilo “aula de Ioga” e muito mais.

Então se sua empresa precisa gerar músicas para complementar seus vídeos e ads, aqui você tem uma escolha inteligente.

Uma breve análise pode ser vista nesse vídeo abaixo:

Bônus: Remove.bg

Para finalizar, vou deixar aqui o link de uma das coisas que mais facilitaram minha vida na hora de produzir posts, criar ebooks ou fazer fotos para redes sociais: o Remove.bg

Essa é uma ferramenta simples e gratuita que remove o fundo das imagens, de maneira instantânea e rápida.

Se ainda não conhecia ela, teste e salve nos favoritos!

Com certeza você vai desenvolver de maneira mais fácil suas atividades diárias com tudo que deixei aqui. Agora encerro esse pequeno, mas muito útil, artigo

Nota: Por que não citei ferramenta de inteligência artificial para Mídia Paga?

Achei válido aqui deixar uma explicação e motivo por não citar uma IA para mídia paga.

O motivo é simples: já usei no passado e me frustrei.

No meu caso foi com a Pareto.io, que eu usei alguns meses e teve uma performance ruim. Portanto, no caso da mídia paga, a IA ainda está deixando a desejar…

O resto, meu caro profissional de marketing digital, é só alegria…

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