Como prospectar clientes no Linkedin de maneira rápida e eficiente?

Ter um perfil no LinkedIn e certa frequência nessa “rede social” já é uma obrigação para muitas áreas e pessoas do mercado.

Isso é uma verdade principalmente se você trabalha no B2B e com vendas de serviços.

Mas por que conseguir clientes por meio do Linkedin?

Primeiro, porque muitas empresas estão ali, e não há nenhum outro lugar que concentre tantas empresas e pessoas de um determinado cargo.

Já outra questão é que em muitos casos não é interessante usar do tráfego pago, mas sim mecanismos que não são pagos (ou que custam menos) para prospectar novos clientes.

Mas seja qual for seu cenário, vale a pena aprender a prospectar por meio das ferramentas disponíveis no mercado, que ajudam milhares de empresas a crescer.

O segredo está em conhecer os processos certos e as ferramentas certas de marketing. preparado para conhecer mais sobre o assunto? Então vamos lá!

Aprendendo como captar clientes pelo Linkedin

Existem 2 caminhos para fazer isso. Ambos são eficientes e vão te dar resultados. 

Só que um leva 10% do tempo que o outro levaria.

A primeira opção é filtrar as pessoas, empresas e cargos manualmente, e enviar mensagens para essas pessoas. A ideia é criar relacionamento e depois agendar uma possível reunião de apresentação do que você faz para a pessoa ou empresa em questão.

A única vantagem de fazer nesse formato, é que você tem total liberdade para enviar as direct messages da forma que quiser…e só.

O segundo método, que é a automação, possui muitas outras vantagens, o que torna essa com certeza a melhor opção na hora de prospectar clientes no Linkedin.

Dessa forma, você consegue mandar mensagens e pedidos de conexão para centenas de pessoas, o que te dá uma ótima margem positiva de respostas e feedbacks de interesse (quanto mais tentativas, maiores as chances de receber “sims”).

Agora vamos falar qual será a ferramenta que você vai usar quando for automatizar suas abordagens e novos contatos em seu pipeline de vendas.

Quais ferramentas devo usar no processo?

1.LinkedHelper

Vamos começar pela ferramenta clássica de prospecção de clientes via Linkedin. É possível obtê-la como programa no desktop assim como plugin.

Nessa ferramenta, você tem que conectar seu Linkedin, e a ferramenta vai trabalhar com seus contatos e pessoas próximas as suas conexões.

Sua maior vantagem está no fato de fazer algo que, se fosse manual, seria muito trabalhoso: mandar mensagens e e-mails para novos contatos e prospects do Linkedin.

A ferramenta é paga, mas a versão gratuita já é capaz de gerar alguns leads, e dar uma ideia geral de como a ferramenta funciona. Recomendo que você veja materiais online (como o vídeo abaixo) para entender melhor sobre o Linked Helper.

Por que usar o Linked Helper?

  • Ele cria conexões automaticamente. Já vi gente enviando mais de 200 pedidos em um só dia (mas não exagere, se não você pode perder sua conta);
  • As mensagens para novos contatos e pedidos de conexão são enviados automaticamente;
  • Seu CRM ou o próprio CRM da ferramenta começa a alimentar 

Temos um vídeo que mostra como o Linked Helper funciona, que você pode acessar aqui:

2.Waalaxy 

O Waalaxy é uma ferramenta alternativa ao Linked Helper, e para alguns, é até melhor que ela.

Quando o assunto é criar conexões, mensagens e até e-mails de maneira automática e sequencial, essa ferramenta pode facilitar seus resultados, uma vez que você não vai precisar ficar criando engajamento um a um.

Para quem estiver em dúvida sobre que ferramenta usar na hora de prospectar clientes no Linkedin, recomendo que você use os trials de cada uma delas, onde você pode usar por um mês sem ter que pagar nada.

Já que hoje vamos focar no Linked Helper, será focado nele a próxima parte do texto.

Fazendo sua primeira prospecção no Linkedin via App

Como começar a conseguir marcar reuniões e ter pessoas interessadas no que você vende? Como já falamos hoje, a resposta está no Linkedin, e em meio aos seus milhares de usuários.

Para começar, vá na opção search, que vamos escolher para fazer a prospecção e pesquisa via nossa página no Linkedin.

Aqui temos uma recomendação para cada um dos filtros:

  • Pessoas: Recomendo o 1º e o 2º grau
  • Empresa: normalmente não vai precisar filtrar essa opção, uma vez que pode limitar muito uma prospecção
  • Todos os filtros: Essa é a parte mais importante. Vamos colocar funções e cargos específicos para fazer sentido na base, e assim encontrar as pessoas que realmente interessam. Não se esqueça de separar depois na segmentação sua base de acordo com funções ou cargos, pois a mensagem de prospecção poderá ser diferente (falaremos disso adiante).

Depois de fazer essa pequeno setup no Linkedin, vamos para a barra lateral do  Linkd Helper, que vai conectar você com todos os contados filtrados (vai enviar um pedido de conexão)

Para isso você vai clicar em “queue”, depois “add contacts form the current page”

como prospectar clientes no Linkedin com o Linked Helper

fonte

Mexendo com o Workflow: criando suas mensagens e respostas de maneira automática

Depois que a conexão é feita (o pedido é aceito), você já pode começar a enviar mensagens. Você pode fazer isso manualmente, mas para que gastar seu tempo se o Linked Helper pode fazer isso também?

Talvez sua mensagem ou e-mail não seja matador a ponto de converter alguém a clicar ou a se interessar em algo na primeira tentativa. 

Por isso vamos trabalhar com um workflow, que vai ter uma sequência de mensagens para seus leads.

Quanto melhor o “desenho” do seu flow, maiores as chances dos prospects em te responder ou de realizarem uma ação (que não seja ignorá-lo).

Mensagem de prospecção de clientes no Linkedin
Um exemplo de mensagem abridora para setores específicos, que utilizei via Linked Helper

Minha recomendação: Teste algumas mensagens e tipos de respostas, pois não será logo de primeira que você vai descobrir o tom mais adequado para usar na hora de prospectar clientes no Linkedin ou via e-mail.

Colocando Tags para identificação/segmentação

Essa parte é extremamente importante, pois sem as tags, você não vai conseguir segmentar em grupos as pessoas que forem entrando em sua base de leads.

Com as tags, você terá tudo organizado e vai facilitar na hora de operar o CRM.

Por exemplo, você pode segmentar por indústria e tipo de cargo, o que vai facilitar na hora de enviar e-mails.

Jamais envie as coisas de forma igual e homogênea para sua base. SEMPRE segmente!

Leitura extra sobre prospecção de clientes e empresas

Para aqueles que se interessaram pelo assunto, eu escrevi há algum tempo sobre como usar o Hunter.io.

Enquanto o que apresentamos aqui hoje tinha foco no Linkedin, essa ferramenta trabalha no domínio dos clientes, ou seja, consegue obter e-mails ao visitar sites, blogs e páginas relacionadas às pessoas que você quer prospectar ou enviar um e-mail.

Recomendamos que você aprenda sobre essas ferramentas de prospecção, uma vez que com elas seus resultados vão crescer e ampliar seus horizontes. 

Por exemplo, pelo linkedin você vai mandar algum material seu, que vai ser do interesse de, por exemplo, 5% das pessoas, que consequentemente vão pedir uma amostra ou agendar uma call com você. Já a prospecção via o Hunter.io, será ideal para encontrar contatos visitando o site de possíveis clientes e interessados.

Vamos ficando por aqui, e até uma próxima amigos!

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